O Estranho Zumbido de Taos Hum

Segundo a Wikipédia (traduzido do original em inglês):

O Hum é um fenômeno, ou coleção de fenômenos, envolvendo relatos generalizados de um zumbido de baixa frequência persistente e invasivo, ou quase não audível para todas as pessoas.

Hums têm sido amplamente divulgados pelos meios de comunicação nacionais no Reino Unido e nos Estados Unidos. O zumbido é por vezes prefixado com o nome da localidade onde o problema tem sido particularmente divulgado: por exemplo, o “Bristol Hum” (em Bristol) ou “Taos Hum” (em Taos).” (adaptado)

No mundo todo em geral, é muito normal se ouvir um zumbido. Isso pode ser causado pela agressão ao ouvido após um barulho muito alto como uma explosão, o uso de algum medicamento ou através do som produzido por algum equipamento eletro-mecânico ( além de outros exemplos ). Normalmente o zumbido é limitado em uma pequena área e apenas naquelas pessoas que estavam presentes juntos aos eventos mencionados.

Mas e se 2% da população de algum local ou cidade ouvissem um zumbido sem motivo aparente, onde o mesmo se iniciasse e terminasse sempre nos mesmos horários?

E se esse zumbido fosse tão chato que atrapalhasse a vida de algumas dessas pessoas impedindo até que tenham uma noite de sono tranquila, e mesmo em alguns casos, as levassem até o suicídio?

Taos,_NM,_emblem_Picture_1999

Uma das cidades mais antigas do México, hoje pertencente aos Estados Unidos, se chama Taos… localizada no Novo México.

Sua oficialização como cidade se deu em 1540, mas sua origem real se perde no tempo. É uma cidade mística. Lar do povo indígena Tiwa, essa cidade é ponto de encontro de xamãs do mundo todo que se reúnem em congressos periódicos.

Somente em 1991 em Taos que o fenômeno foi exposto ao mundo. A imprensa na época apelidou de Taos Hum (zumbido de Taos). Eles descrevem como um ruído de baixa freqüência semelhante ao som de um motor a diesel bem distante.

A coisa era tão freqüente para algumas pessoas da Universidade do Novo México realizaram uma pesquisa para tentar detectar a fonte do Taos Hum. Vários laboratórios e cientistas se engajaram na missão de tentar encontrar a origem, mas apenas conseguiram descartar possibilidades e não chegaram a nenhuma conclusão. Em seus dados constam que 2% da população da cidade eram afetadas pelo zumbido.

Relatos ainda diziam que o Taos Hum causava outros efeitos, como dor de cabeça, insônia, tontura, entre outros. O som se iniciava repentinamente, como se algum dispositivo tivesse sido ligado, e era muito baixo, mas extremamente irritante.

Inicialmente se suspeitou que o zumbido possuía alguma relação com instalações militares localizadas na região, mas não havia nada que provasse tal hipótese.

Os Hummers, como foram chamados os afetados, fizeram exames médicos e quase todos, senão a maioria, não sofria de problemas auditivos.

Quando se achava que era um fenômeno limitado à cidade, eis que relatos aparecem em diversas regiões do planeta. Locais como Suécia, Inglaterra e Japão relataram problemas semelhantes.

Na imagem abaixo é possível visualizar alguns locais no qual o Hum foi confirmado:

taoshum02fz2

Possíveis Teorias

1) Transmissão de dados via rádio

Não foi confirmado, mas suspeita-se que, no Centro de Pesquisa Naval no Novo México, utilizam equipamentos para se comunicar com submarinos militares através de “ondas de freqüência ultra longas” transmitidas através do solo.

2) Infraestrutura

Alguns acreditam que a origem esteja nas fiações elétricas, encanamentos e torres de companhias de celular. O fato não foi muito levado em consideração.

3) Aliens

Todos sabem que o novo México foi palco de visitas e até de acidentes com naves alienígenas. Acredita-se que existam bases militares (alguém falou Área 51?) onde alienígenas trabalham com humanos numa troca de informações. Dizem que, para facilitar o transporte de equipamentos e até o deslocamento dos aliens de forma segura, constantemente são escavados supertúneis abaixo do solo com grandes máquinas escavadeiras. Alguns imaginam que essas escavações produzem o Taos Hum.

Não descartando, é claro, a possibilidade do motor das naves alienígenas, que são baseados em potência antigravitacional, produzirem um som de baixa freqüência….

Outra possibilidade aceita é de que os Hummers serem pessoas que já foram abduzidas por aliens e o implante colocado em seus cérebros causa essa sensação de desconforto quando está fazendo o upload de informações para a nave mãe.

4) Teste da armas secretas

Em 1970 a cidade de Medford, Oregon, era considerada a cidade do suicídio noturno. Dr Fraser, professor da Universidade da Carolina do Norte, ficou encarregado de investigar a causa do excesso de suicidas na região. Checou a água, o ar, o solo e diversas possibilidades adicionais e não encontrou nenhuma explicação para o suicídio em massa.

Então os pesquisadores descobriram que freqüências ultra baixas estavam sendo emitidas em Medford de uma base militar próxima. Quando foram à base e questionaram ao comandante sobre o fato, ele respondeu que sabia a respeito daquilo, mas que eles não eram responsáveis… os Russos que eram! No entanto as ondas de freqüência cessaram no dia seguinte.

Os pesquisadores não apenas descobriram que a fonte vinha da base, mas também que se propagava pela cidade através das antenas de TV causando depressão nos moradores. Concluíram suas pesquisas e retornaram para a Universidade com os dados. Tempos depois foram visitados por agentes do governo informando que não poderiam divulgar a pesquisa por ser um “assunto de segurança nacional”.

Sutilmente deixaram claro que “acidentes” podiam acontecer com qualquer um se o fato se tornasse público. Então o fato ficou conhecido apenas pelo boca a boca e não tomou maior impacto na mídia.

Bônus

Bônus 1 – A mitologia dos Sumérios fala de Deuses que, viajando através do espaço em embarcações de fogo, desciam das estrelas e retornavam em seguida. Afirmam que um zumbido tomava conta das pessoas enquanto as “naves” permaneciam na Terra.

Bônus 2 – Hércules (da mitologia grega) começou a ouvir um zumbido logo após cumprir o primeiro de seus doze trabalhos. Foi quando o filho de Zeus e da mortal Alcmena conseguiu matar o leão que aterrorizava o vale de Neméia. Como flechas e espadas não conseguiam matar o imenso leão, Hércules decidiu não utilizar, por inúteis, as suas armas de guerra. Chegou próximo e abraçou o animal, apertando-o com força até matá-lo (mata-leão).

Videos

Fontes:
Aborigene42
Wikipédia
AlemdaImaginacao
CasosSobrenaturais

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s