UVB 76 – A Rádio Fantasma!?

- Era um nó esquecido, criado para servir alguma função agora perdida nas profundezas da burocracia.
- Era um sinal ultra-secreto, que transmitia mensagens para espiões russos em países estrangeiros.
- A UVB-76 serviu de nada menos do que o epicentro da “máquina do Juízo Final”, também chamada de ” arma do soldado morto” ou “arma da mão morta” da ex-União Soviética, que tinha sido programado para lançar uma onda automática de mísseis nucleares para os EUA no caso de o Kremlin ser arrasado por um ataque furtivo dos EUA. Se isso ocorresse a estação sairia do ar, e os mísseis seriam disparados decretando o fim do mundo.
- A teoria mais curiosa diz que a UVB-76 pode ser uma radio “fantasma”. Isso é: Uma transmissão do outro mundo. Num dos raríssimos momentos em que ela ficou fora do ar, um homem em russo transmitiu coordenadas. As coordenadas levaram a uma estação de transmissão abandonada – veja fotos no fim do post. Mas essa teoria embora bem alegórica, caiu por terra com novas descobertas posteriores.
- A teoria menos sexy, e também das menos prováveis, é a que postulava que a campainha estava testando a espessura da ionosfera. (ela é a menos provável porque especialistas em radiofrequência dizem que a faixa de radio e a potência são insuficientes para qualquer medição)





A recente aparição curta do segundo sinal de alarme em 4622kHz em 12 de outubro 2012 não deixa dúvidas de que há mais de uma estação operando o sinal. Dois grupos de exploradores urbanos pesquisadores da UVB-76 viajaram para a remota cidade russa na tentativa de visitar o tal bunker militar subterrâneo onde o sinal tinha se originado por mais de trinta anos. Quando chegaram à cidade, um morador local disse-lhes sobre a tempestade de 2010. Uma noite, um denso nevoeiro rolou, e o posto militar foi evacuado dentro de 90 minutos.


Ao que parece, hoje a UVB-76 é proveniente de múltiplos transmissores em toda a Rússia. A triangulação deu origem a três localizações possíveis. A pequena aldeia russa de Kirsino, um buraco perdido com uma ridícula população registrada de apenas 39 pessoas. Um dos sinais foi traçado aqui.





































http://uvb-76.net/ http://englishrussia.com/2010/08/28/inside-the-mysterious-uvb-76-station/ http://ontheair.webnode.sk/novinky/uvb-76-buzzer-/
UVB-76 – A verdade sobre a misteriosa rádio russa que só transmite números