Cicada 3301
Era uma vez, há muito tempo atrás (2 anos), um reino encantado chamado Internet. Nesse reino, havia vilas e castelos onde a paz reinava, lugares seguros para crianças e ambientes de trabalho, mas a maior parte dele era tomada por uma floresta densa e sombria chamada Deep Web, na qual somente os guerreiros mais bravos (ou idiotas), bem como os vilões mais terríveis, se aventuravam. Bem na beirada desta floresta (mas ainda acessível pelas estradas mágicas de Google) havia um local obscuro chamado 4chan, um covil cheio de escória e vilania, onde os elementos sombrios da Internet se reuniam para trocar imagens de coisas saudáveis como pornografia infantil, zoofilia, etc. Mas onde também podiam ser encontrados muitos dos maiores grupos hackers do reino – o Anonymous nasceu lá, aliás. Pois foi justamente no canto mais bizarro dessa fortaleza, o infame fórum conhecido apenas por /b/, que surgiu, sem mais nem menos, a seguinte imagem:















Logo traduziram as páginas, levando a uma história que eu particularmente achei bastante interessante:




Tradução: Um koan: Durante uma lição, o mestre explicou o eu: “O eu é a voz da circunferência,” ele disse. Ao ser questionado por um estudante sobre o que isso queria dizer, o mestre disse: “É uma voz dentro da sua cabeça.” “Eu não tenho uma voz dentro da minha cabeça,” pensou o estudante, e ele ergueu a mão para falar ao mestre. O mestre interrompeu o estudante e disse: “A voz que acabou de dizer que você não tem uma voz em sua cabeça, isso é o eu.” E os estudantes foram iluminados. Uma instrução: Questione todas as coisas; Descubra a verdade dentro de você; Siga a sua verdade; Não imponha nada aos outros. Saiba disto: (sequência de números). E, por enquanto, é só. Tudo leva a crer que a etapa final levou a um contato direto com a 3301, assim como nos anos anteriores; seja como for, se alguém conseguiu passar para esse estágio, ninguém mandou notícias até o momento. Ainda há um monte de mistérios e pistas não explicadas na gincana deste ano (qual é a dos quadrados mágicos? E o Rasputin com aqueles números?), mas não parece que vamos ter respostas para essas coisas tão cedo. Esses últimos passos têm deixado bem claro o lado filosófico e ideológico da organização. O Liber Primus, nome dado ao livro que surgiu ao longo deste desafio, tem um conteúdo bastante místico, remetendo tanto ao zen-budismo quanto à ideia de questionar tudo e buscar sua própria verdade. Isso tudo só aumentou ainda mais a minha curiosidade, e (para mim) é mais uma pista de que há algo de mais profundo por trás deste mistério. Um simples desocupado, ou alguém com interesses comerciais, não se preocuparia com essa filosofia toda. Agora, só resta aguardar pra ver o que vai ser revelado em 2015… Fontes:
http://www.fastcolabs.com/3025785/meet-the-man-who-solved-the-mysterious-cicada-3301-puzzle http://nerdgeekfeelings.wordpress.com/2014/01/22/conspiracoes-cicada-3301-o-maior-misterio-da-internet